terça-feira, 15 de setembro de 2009

São Sebastião do Caí-RS

Essa é a Casa de Andréia. Ela é mãe solteira e tem seis filhos, um de cada pai. Essa não seria uma grande questão se ela não tivesse a convicção de que seus filhos nunca precisaram de um pai. Será mesmo? Será que em nenhum momento passou na cabeça de um deles de conhecer um pouco mais de sua história. Infelizmente, a história de Andréia se repete em vários lugares de nosso país. Muitas mães decidem sobre o destino dos filhos que acabam silenciando suas angústias até o fim.

5 comentários:

  1. Su.

    Na noit passada fiqui pnsando no tma dss film. Não tr o nom do pai crtidão d nascimnto dv sr msmo muito difícil. Mas pior ainda ‘ não t^-lo ao lado.

    O qu dizr para os amiguinhos da scola? Na hora do parab’ns pra voc^, qum vai brincar d cantar fora do tmpo? Caramba !!! pra confirmar os dados para o primiro mprgo. Pai? Não consta! Ainda tm o dia dos pais, Natal, tc.

    Goiabada sm quijo, pão sm mantiga, intrnt sm Googl. Tm coisas qu só dvriam xistir juntas, “Proibido vndr sparadamnt”. Filho+pai ‘ uma dlas. Tm pai não criança? ntão vai sprar o Papai aqui d cima achar o su dono viu. Continua ai nssa placnta quntinha tá!

    Ok, ok! Convnhamos qu ningu’m pgou no p’ do su 1º namorado. Qu voc^ nunca vai nfrntar a dor da sparação dos sus pais. Mas no final das contas u confsso qu dv sr msmo muito chato a aus^ncia do pai.

    Sria como um txto scrito sm a ltra “E”. Todo mundo saca. Mas qu fica aqula snsação d qu stá faltando alguma coisa, fica. Ah, isso fica!

    SUCSSO PRA VOC^!!!

    ResponderExcluir
  2. Lange,

    o nome do "pai" já foi abolido de vários formulários, ainda bem que muitas das pessoas que formulam estes tantos que a gente tem a preencher rarissimamente comete o "ato falho" em perguntar o "nome do pai" para o brasileiro, pq como já foi mapeado 25% DOS BRASILEIROS NÃO TEM O NOME DO PAI NA CERTIDÃO, mas a proporção de BRASILEIROS QUE NÃO ESTÃO NO CORAÇÃO DE SEUS PAIS É MUITO MAIOR, MUITO MAIOR, BOTA MAIOR NISSO...
    Vc tem certeza que ocupa no coração do seu pai, o mesmo espaço que sua mãe lhe dedica? Se positivo, vc é RARA filha normalmente amada pelo seu pai.

    Acho que depois desse filme, a reflexão pode vir a ser: "porque o sexo masculino brasileiro é tão negligente com a paternidade? noutros lugares também é assim? só conheço o país Brasil...

    Alexandra Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Susana,
    que boa idéia este blog, pois realmente estou ansiosa com a estréia do doc, e pelo que li no jornal, só lá em sabe quando de 2010, né...

    andava fuçando a internet em busca do andamento do filme...tava tudo parado no site, tinha um curtinha rolando na internet como "aperitivo", mas tudo havia sumido no ar...

    hoje me lembrei novamente "Nada sobre meu pai", BLZ, não foi à toa, era o blog me chamando, bem legal, acho que já passou a ansiedade pelo doc, quando tiver que ser vai ser...

    Bom trabalho,

    Alexandra Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua idéia de fazer o filme. Talvez assim vc possa conscientizar estes verdadeiros canalhas que se acovardam quando engravidam uma mulher que não tem coragem de abortar pq a vida esta dentro dela. E ainda tentam macular a sua dignidade falando em golpe da barriga, premeditação, tudo só pensando em não dar alimentos ao ser que não pediu para nascer.

    ResponderExcluir
  5. O que dizer sobre pais que não assumem seus filhos? Qual o sentido de se assumir um filho? Vivo na pele o drama de ter tido que sozinha registrar minha filha (hoje com 5 meses). O pai que no início da gravidez de pronto assumiu a paternidade, aos 7 meses de gestação, por influência da família, ou nova namorada ou ainda falta de personalidade, negou-se a assumir a paternidade. Aos 2 meses da bebÊ resolveu fazer o DNA, resultado positivo e pronto, esperou mais dois meses para se manifestar. Ainda hoje minha filha continua sem a identificação do pai no registro, aguardando a boa vontade do cidadão...Me questiono, se não fosse a engenharia genética, como seria? Qual o valor de um reconhecimento forçado? Não seria o DNA mais uma forma de humilhar e degradar a condição da mulher grávida?Como reparar esse mal? Ainda que seu nome seja incluído na certidão, de que vale a prova da ciência se o reconhecimento não foi feito de livre e espontânea vontade. Pobres homens que por puro machismo, renegam sua própria prole e que enriquecem laboratórios.

    ResponderExcluir